Vereador Rubenilson anuncia 3ª edição do Prêmio Estudante Nota Dez

Imagem: Divulgação

O vereador e ex-estudante de escola pública de Euclides da Cunha, Rubenilson Campos, divulgou nesta segunda-feira, 25 de novembro, em sua rede social a 3ª edição do Prêmio Estudante Nota Dez.

O Prêmio, de sua iniciativa, tem o objetivo de estimular o hábito da escrita entre estudantes euclidenses. Como aconteceu na edição anterior, a disputa deste ano envolverá os alunos dos colégios Educandário Oliveira Brito (EOB) e Antonieta Xavier Siqueira Santos, ambos da rede pública estadual de ensino.

O Prêmio será dividido em duas etapas. A primeira vai premiar com uma bicicleta o aluno com a melhor média no ano letivo de 2019 entre as disciplinas por série - 1º, 2º e 3º ano -, de ambas as instituições.  Na segunda etapa, será aplicada uma redação entre os dois melhores alunos de cada série. O autor do melhor texto será premiado com um notebook e será eleito o Estudante Nota Dez.


                                                REGULAMENTO

                     3º PRÊMIO “ESTUDANTE NOTA DEZ”

        A Constituição Federal em seu artigo 205 diz que a Educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

       Com base neste artigo, prioritariamente no que diz respeito ao incentivo à Educação, o cidadão euclidense e ex-estudante de escola pública Rubenilson Silva Campos, juntamente com Educandário Oliveira Brito e o Colégio Estadual Antonieta Xavier Siqueira Santos, estarão promovendo o 3° Prêmio “ESTUDANTE NOTA DEZ”. Prêmio este que será disciplinado com base nos seguintes preceitos: 

Capítulo I

       Das Disposições Gerais

 Art. 1º - O 3º Prêmio “Estudante Nota 10” é dirigido a todos os alunos do Educandário Oliveira Brito e do Colégio Estadual Antonieta Xavier Siqueira Santos localizados na cidade de Euclides da Cunha - Bahia.

Art. 2º - O prêmio será divido em 2 (duas) etapas:

a) Primeira Etapa: Avaliação da maior média das notas em todas as disciplinas, durante todo o ano letivo de 2019 para cada seríe de ambas instituições.

b) Segunda Etapa: Aplicação de uma redação, para o 02 (dois) melhores alunos de cada série de ambas instituições de ensino, classificados pelo critério de rendimento escolar.

Dos Participantes Art. 3º -

Os 02 (dois) melhores alunos de cada uma das instituições de ensino serão divididos em 03 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade:

I. Nível 1 – alunos matriculados em 2019 no 1º ano do Ensino Médio.

II. Nível 2 – alunos matriculados em 2019 no 2º ano do Ensino Médio.

III. Nível 3 – alunos matriculados em 2019 no 3º ano do Ensino Médio.

Capítulo II

               Dos critérios para a premiação da primeira etapa Art.

4º - O aluno, por nível, com melhor rendimento escolar será premiado com uma (01) bicicleta. Art.

5º - O bom rendimento escolar é definido com base nos seguinte critério:

I – Maior média anual em todas as disciplinas, que será:

a) A soma das notas de todas as disciplinas dividida pelo número de disciplinas.

Art. 6º - As direções das instituições de ensino ficarão responsáveis por fornecer à Comissão Organizadora do 3º Prêmio “Estudante Nota 10”, um documento pertinente que comprove as notas e a média anual dos 02 (dois) melhores alunos de cada série, não se responsabilizando a Comissão por eventuais falhas nos dados informados pelas instituições.

Capítulo III

Do critério de desempate Art.

7º - Em caso de dois ou mais alunos terem o mesmo rendimento escolar, receberá o prêmio aquele(a) que:

I – Obtiver maior média anual em:

a) Língua Portuguesa;

b) Matemática;

c) História;

d) Geografia.

Art. 8º - Em caso de persistência de igualdade no rendimento escolar entre dois ou mais alunos, receberá o prêmio aquele(a) que:

I – Obtiver maior frequência anual.

Art. 9º - Persistindo a igualdade no rendimento escolar entre dois ou a mais alunos, receberá o prêmio aquele

(a) que: I – Estudar a mais tempo nas Instituições de Ensino

Capítulo IV

Dos critérios para a participação e premiação da 2ª etapa

Art. 10º - O Desafio de redação será realizado pelos melhores alunos de cada série, de cada instituição de ensino classificados na primeira fase, em datas a serem determinadas pelos organizadores do concurso, entre os dias 20/01/2020 a 10/02/2020. Prorrogações ficarão a critério da organização.

Art. 11 - Os alunos preencherão ficha com dados no momento que antecede a redação em sala de aula.

Art. 12 - O aluno que escrever a melhor redação será premiado com um (01) Notebook e será eleito(a) como o(a) “Estudante Nota Dez”.

Capítulo V

Do tema da redação

Art. 13 - O tema para a redação será escolhido pela comissão avaliadora, e só será informado no momento em que o estudante receber a sua folha oficial.

Art. 14 - As redações deverão preencher no mínimo 20 (vinte) linhas e no máximo 30 (trinta) linhas da folha oficial.

Art. 15 - O gênero da redação é livre. O aluno optará pelo que melhor lhe atender, este não comporá o critério de avaliação. Capítulo VI Dos critérios de avaliação da redação:

Art. 16 - As redações serão corrigidas e avaliadas pela Comissão de Avaliação. I. Para a avaliação serão obedecidos os seguintes critérios:

a) Coerência com o tema proposto;

b) Criatividade;

c) Correção gramatical;

d) Legibilidade;

e) Obediência ao número de linhas que dispõe o artigo 12.

Capítulo VII

Das regras para a redação:

Art. 17 - O tempo limite para a confecção da redação será de 1 (uma) hora, a contar da entrega das folhas aos alunos. Após este tempo, deverão ser entregues ao representante da Comissão Organizadora que as agrupará e acondicionará em envelope que será lacrado na presença dos 03 (três) últimos alunos, garantindo sua inviolabilidade.

Capítulo VIII

Do direito a premiação 

Art. 18 - Dos alunos transferidos no segundo semestre.

I – Os alunos transferidos de outras escolas.

§ 1º - Não terão direito de participar da premiação.

II – Os alunos transferidos para outra escola.

§ 2º - Perderá o direito a premiação.

Parágrafo Único: A premiação será reservada aos alunos que estudaram durante todo o ano letivo de 2019 no Educandário Oliveira Brito e no Colégio Estadual Antonieta Xavier Siqueira Santos.

Capítulo VIII

Da premiação

Art. 19 - A cerimônia de premiação será na segunda semana letiva do ano de 2020.

Publicado em: http://www.euclidesdacunha.comnews/print/id/3202