Mercadinho Paulista: um sonho de criança que virou um legado

Um conceito de mercado de apenas 100m² no dia 20 de março de 1991 abriu suas portas para a população de Euclides da Cunha-BA e municípios vizinhos hoje representa o maior supermercado da região. Com exatos 30 anos de existência, o Mercadinho Paulista é um legado que começou com um sonho de criança, mais especificamente do agora saudoso João Costa Soares – ou João Paulistinha, como sempre fora chamado. Conheça os detalhes na homenagem a João Costa mais abaixo, que foi publicada na página Instagram do Mercado Paulista na Internet.

Foto: Arquivo pessoal/Euclidesdacunha.com

A primeira loja do Mercadinho Paulista foi instalada na Rua Oliveira Brito, centro da cidade de Euclides da Cunha. Sua expansão pôde ser acompanhada por todos que circulavam pelo setor comercial. Aos poucos, novos espaços físicos foram agregados ao projeto inicial. Hoje, o outrora pequeno mercado se tornou em um grande empreendimento que tem parte de sua infraestrutura integrada à Avenida Cel. Almerindo Rehem, a mais importante da cidade. Os 100m² iniciais se tornaram 15 vezes maior: 1.500m².

Uma segunda loja do Mercadinho Paulista foi aberta em março de 2013 – 22 após a primeira. E esta loja representa o maior investimento a um supermercado na região. De forma estratégica, o novo empreendimento se associa ainda mais ao slogan “Esse nome tem amor”, pois se tratava de parte do sonho de João Paulistinha: que os clientes tivessem espaço para passear na loja com seus carrinhos de compras pelas várias plataformas instaladas, com conforto e segurança, incluindo uma grande área para estacionamento gratuito. São 5.000m² destinados ao melhor atendimento possível nos dias atuais e futuras gerações.

Tudo, claro, “construído com o espírito visionário e de empreendedorismo, erguido com a benção de Deus, mesmo quando muitos desacreditavam e chamavam de ‘louco’”, conforme destaca a atual administração. Sim, atual administração, pois o Mercadinho Paulista pode ser visto como um legado, que avançará por várias gerações, projetado para atender ao povo de Euclides da Cunha e região com muito amor, carinho, respeito e dedicação durante os próximos 30, 60, 90 anos…

Arquivo pessoal

“Ele [João Paulistinha] foi e sempre será a nossa base. Nós seguimos o que aprendemos com ele e continuamos aprimorando do nosso jeito.  Ele nos deixou o legado de que o correto é sempre o melhor caminho, nos ensinou a sermos fiscais de nós mesmos e do nosso próprio trabalho. Ele amava o que fazia, tinha verdadeiro amor em servir. Por muitos anos quando faltava alguns itens na loja, ele mesmo pegava o carro e ia buscar a mercadoria em salvador. Fazia pelo prazer em não deixar faltar nada para os clientes.  Quando ia para congressos, fazia questão de trazer malas cheias de brindes para distribuir dentro da loja”.

Periodicamente, aos internautas, o site euclidesdacunha.com publicava novidades apresentadas pelo Mercadinho Paulista, resultado de buscas por melhorias no funcionamento das lojas.

As duas lojas totalizam uma área de 6.500m², com instalações aperfeiçoadas constantemente, seguindo uma visão estratégica sempre adotada por João Paulistinha. Por isso sua clientela segue fiel, por saber que tudo no mercado está em conformidade com as leis e com as melhores experiências de mercado adotadas pelo Brasil e até mesmo no exterior. Inclusive, a todos os lugares do país em que andou, João Paulistinha sempre levou no coração a cidade de Euclides da Cunha, e fazia questão de enfatizar a sua origem.

Os 30 anos do Mercadinho Paulista merecia uma festa sem dimensões, por tudo que representa. Aliás, caro leitor, conforme você poderá ver mais abaixo, o entretenimento está no DNA da família Soares. É possível recordar dos eventos públicos realizados em frente à loja 1 (Rua Oliveira Brito), quando eram disponibilizados shows artísticos com aquele forrozinho já anunciando a proximidade do Arraiá do Cumbe. Mas a pandemia mudou tudo. E, nesse período, muita coisa mudou. Hoje, João Paulistinha mora com os anjos, desde o dia 13 de maio de 2020, aos exatos 70 anos de seu nascimento.

Felizmente, há muito o que celebrar também. O legado de João Paulistinha é uma grande contribuição ao comércio local e às centenas de famílias que de alguma forma foram beneficiadas pelos gestos de coragem e visão em transformar um pequeno estabelecimento comercial no maior destaque no setor alimentício da região. Sem dúvida, ele é um “cabra do sertão forte”, conforme destacou seu amigo Celso Mathias na homenagem póstuma em 2020.

Assim como ocorreu todos os anos, em 2021 a data natalícia do Mercadinho Paulista e seu fundador é um momento de destinar ainda mais atenção ao cliente, com um evento totalmente destinado em beneficiar o cliente. Sim, além dos preços baixos, clientes seguidores do Mercadinho Paulistas na internet serão contemplados com quatro prêmios. Sorteio será realizado pela plataforma Instagram.

Confira abaixo a homenagem publicada nas redes sociais. Ela delineia a trajetória do saudoso João Paulistinha – nosso homenageado.

30 ANOS DE MERCADINHO PAULISTA E 70 DE JOÃO COSTA SOARES

Ele ganhou o mundo aos 12 anos, quando deixou sua pequena Lajinha, município de Monte Santo, acompanhando um grupo de tropeiros que trilhavam os caminhos de Sergipe. Depois aventurou-se em direção ao Rio de Janeiro onde aos 18 anos serviu ao Exército Brasileiro

No início dos anos 70, logo após deixar o Exército, migrou para a Baixada Santista, onde, de degrau em degrau iniciou como empresário do entretenimento, transformou-se no “Rei da Noite”

Um belo dia, a bola que a menina Sandra Pinto, que depois veio a ser Soares, jogava na rua, caiu no quintal do nosso personagem, João Costa Soares. Aqui começa a história do Mercadinho Paulista. Por isso, #essenometemamor

João e Sandra se casaram e voltaram para a Bahia, fixando-se em Euclides da Cunha. Grávida da filha Joane, eles, iniciam a montagem na Rua Oliveira Brito de uma loja com cerca de 100m². Portas abertas em 20 de março de 1991, data em que João completava 40 anos, nasce o Mercadinho Paulista #essenometemamor

A história do Mercadinho Paulista #essenometemamor, é a história de Sandra e do saudoso João, que nos deixou em maio passado. Ele partiu, mas deixou como legado, além da sua grande lição de vida, uma estrutura comercial que garante emprego a mais de uma centena de famílias, em duas lojas que juntas somam quase sete mil metros quadrados.

Decorrido 30 anos, o Mercadinho Paulista ocupa uma área de 1500m² no Centro da Cidade de Euclides da Cunha e outra de 5000m² no Centro de Abastecimento, construída e montada dentro dos mais rigorosos critérios de conforto e modernidade.

Por: Euclidesdacunha.com

Fotos: Euclidesdacunha.com/2013/2021

Deixe um comentário