Durante conferências da saúde, participantes listaram propostas para Euclides da Cunha

Na quinta-feira (18/11), profissionais de saúde, vereadores, secretários e outros convidados se reuniram com um único objetivo: pensar a saúde de Euclides da Cunha nos próximos anos, e eles fizeram isso por meio da realização da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental e da 6ª Conferência Municipal de Saúde.

A ideia principal dos dois eventos, que aconteceram simultaneamente, era discutir e levantar propostas e sugestões para melhorar o sistema público de saúde. Os participantes trataram de assuntos a partir de três eixos principais: redes de atenção à saúde, controle social e saúde mental. Na oportunidade, Marleide, representante da Secretaria Estadual de Saúde, falou sobre os temas dos encontros para nortear as discussões em grupo.

Dentre as propostas listadas está a que prevê a implementação de um programa de saúde do trabalhador, com atendimento psicológico, presencial ou remoto, com o objetivo de prevenir o sofrimento psíquico gerado pela pandemia. Destaque também para a proposta de criação de grupos terapêuticos nos PSFs ou nos centros especializados, voltados para pacientes de saúde mental e acolhimento dos seus familiares ou responsáveis.


Segundo o secretário da Saúde, Anderson França, as propostas serão encaminhadas para a etapa estadual do encontro. Além disso, tudo o que foi discutido e formatado pelos participantes servirá para orientar o município na elaboração e execução de políticas públicas de saúde para os euclidenses.

Durante a fala, o prefeito agradeceu aos profissionais de saúde pelo empenho na luta de combate ao coronavírus, e lembrou que a saúde de Euclides da Cunha hoje é referência graças a muitos investimentos e priorização da área. “Eu acredito que vocês que estão aí na linha der frente, que participam diariamente da saúde público de Euclides da Cunha, vocês conseguem enxergar o tamanho da importância de um governo que prioriza e valoriza a saúde pública”, disse.  Ele destacou, também, a importância das conferências. “Esses avanços passam por movimentos como esse”, disse ao relembrar de grandes conquistas no município e que foram pensamos alguns anos atrás em outros encontros.


Participaram também agentes e profissionais de saúde, secretários, presidente do Conselho Municipal da Saúde, José Américo,  e os vereadores Neilton Rocha (presidente da Comissão de Saúde e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal), professora Norma (vice-presidente da Comissão de Saúde e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal), Simone Matos e Messias da Serra.

Deixe um comentário